Prezados docentes do IBB-UNESP Botucatu

Vimos pela presente lembra-los que aqueles docentes que ainda nao tem seus projetos cadastrados ou que tem novos projetos submetidos ou aprovados pela FAPESP e CNPq ou qualquer outra linha de fomento, cujos objetivos propoe manipular organismos de classe de risco 1 e 2 e ou seus derivados, como tambem OGMs (Organismos Geneticamente Modificados), devem cadastrar seus projetos de pesquisa (de preferencia o projeto "guarda-chuva" e nao projetos individuais de alunos) no site da Comissão Interna de Biossegurança (CIBIO) http://www.ibb.unesp.br/#!/instituicao/comissoes/comissao-interna-de-biosseguranca—cibio/instrucoes-resumidas-para-trabalhos-ogm/ para futura apreciação e avaliação da Comissão em relação a adequação do mesmo para as questoes de Biossegurança.

Nosso intuito é fazer com que toda a comunidade esteja atenta a essas questoes de Biossegurança e pesquisadores e estudantes de graduação e pos-graduação trabalhem no Nível de Biossegurança adequado a sua pesquisa, uma vez que a CIBio, esta aqui para orienta-los e instrui-los sobre essas questões. Nós não temos o carater punitivo da ANVISA.

Duvidas sobre o que são organismos de classe de risco 1 e 2 e os níveis de biossegurança tambem podem ser esclarecidas atraves do Manual de Biossegurança do IBB-UNESP disponivel em pdf na página da CIBio. A recomendação é de que esse manual esteja disponível a todos os alunos e pesquisadores, ingressantes ou não e que os mesmos sejam treinados pelos responsáveis para trabalhar no nível máximo de biossegurança exigido em Lei ( Lei nº 11.105 , 24 de março de 2005 (Lei de Biossegurança).

Aproveitamos também para informa-los que a FAPESP vem cobrando rotineiramente durante o julgamento dos projetos que manipulam OGM de classe de risco 2, documentação comprovando a certificação do laboratório e do projeto junto a CIBio local, assim como o Certificado de Qualidade em Biossegurança, ou Extensão do CQB para trabalhos em Nivel de Biossegurança 2.

Por isso fiquem atentos e verifiquem se todos estão trabalhando no nivel de Biossegurança adequado. A CIBio está a disposição para orientá-los no que for necessário.

Att.

CIBio