Prezados,
Apesar de bem transmitidas pelo vice-diretor na última congregação, seguem três discussões que foram pautadas pelo CO e que creio são de interesse da comunidade.

1. A folha do décimo terceiro salário não está composta no orçamento, porém existem ações da reitoria em diferentes cenários (ALESP, governador, secretários de governo) e perspectiva de crescimento da arrecadação nos próximos meses. Espera-se com essas ações que não haja prejuízo quanto ao pagamento do 13o. salário, porém nesse momento não há condições de se afirmar nada sobre o assunto;

2. A reitoria suspendeu todos os concursos de efetivação e de professor titular para os docentes celetistas devido à instabilidade jurídica do assunto. A SPpreve entende que a data do concurso e do ingresso no regime estatutário é que seria a data a ser considerada para os direitos de aposentadoria e não a data de contratação do docente na UNESP (que era o entendimento da Universidade). Pedi a palavra no CO para expor a angustia dos colegas que me procuraram, e o reitor disse que eles (reitoria) estão debruçados sobre essa questão com a assessoria jurídica, e que há possibilidade de reversão no entendimento do caso. Enquanto isso, pediu para aguardar maiores informações;

3. Com relação à nova proposta de avaliação docente pela CPA, a Profa. Maria Encarcanação, presidente da CPA, fez uma explanação onde ficou claro que a nova avaliação terá um caráter mais qualitativo e será baseado nas expectativas do Departamento para os seus docentes; os Departamentos deverão construir metas para os seu conjunto de docentes para o biênio dentro da perspectiva de atividades obrigatórias e eletivas. Houve uma discussão muito interessante, uma sensação de que a proposta visa corrigir os erros da atual avaliação, mas foi solicitado que antes da proposta ser votada no CEPE, que os departamentos e Unidades pudessem ser consultados. A reitoria e a CPA ficaram de estudar essa possibilidade, porém reforçaram que para que a proposta possa sem implantada, os departamento e Unidades serão devidamente “instruídos”, caso o CEPE entenda que a proposta está pronta e devidamente discutida para a implantação.

Para finalizar, a Universidade está em processo de implementação de votação eletrônica nominal, para que os votos dos conselheiros possam ser rastreados caso haja necessidade de esclarecimento em algum assunto votado nos órgãos colegiados centrais, no sentido de conferir maior transparência e responsabilidade aos atos dos colegiados e seus membros.

Estou sempre à disposição,

Wellerson